quarta-feira, 1 de abril de 2009

Tendinite e Outras Coisitas Mais...

Cheguei há pouco da fisioterapia porque dias atrás o ortopedista através de exames diagnosticou uma tendinite e um cisto no meu pulso direito e me encaminhou para a fiioterapia. Dói pra caramba, agora digitando, então dói muuuito... Mas, gosto de escrever, fazer o que...Bem, mas o que gostaria de dizer hoje é que muitas vezes na vida da gente passamos por processos semelhantes a uma tendinite, e precisamos tratar.



A tendinite é uma forma de inflamação que foi causada por esforços repetitivos, seria uma espécie de LER. Na vida a gente insiste muitas vezes com ações e posturas que muitas vezes causam lesões e inflamções no coração e na alma, e essas lesões a fisioterapia não resolve! Então é preciso parar constantemente para refletir sobre o que estamos fazendo da nossa vida para que não tenhamos uma simples tendinite no pulso ou outras coisitas mais...



Insistir em amar quem não nos ama causa coraçãozite crônica, insistir em lembrar e remoer as coisas desagradáveis que aconteçeram conosco causam almalite crônica também, persistir na rotina chata causa tristezite profunda. Portanto as "ites" devem ser evitadas costumeiramente, ainda tem a renite, folicutite, amigdalite e tantas outras doenças que terminam com "ite", a chatice por exemplo, essas "ites" devem ser evitadas a todo custo, senão a doença chega e a vida fica mais triste...



Estou aprendendo muito com essa nova fase da minha vida de visitas frequentes a médicos e médicas e profissionais de saúde em geral. Vou ter que ir muito ainda a hospitais e clinicas, tenho só esse mês, quatro médicos de especialidades diferentespara me consultar. Para tratar a tendinite, o cisto no ovário, o nódulo na mama a anemia aguda e o colesterol alto... É me descuidei um pouco, insisti em ter uma postura que eu sabia que não me faria bem, daí veio a tendinite e essas coisitas mais...


Mas, agora já estou esperta, chega de "ites", inclusive chatice, e essa é a luta mais intensa que tenho que travar, meu gênio é extremamente explosivo e radical. As vezes até me pergunto o que eu fiz das aulas de Antropologia e dos textos de Canclini e Roberto Da Matta, e do "relativizando"... Bom, mais essa doença precisa de muuuitas sessões de relativização e paciência comigo mesma e com as outras pessoas, ainda preciso abrir mais a cabeça e me desprender dos dogmas e idéias que aprendi quando criança e que fiz questão de preservar por tantos anos.



Minha tendinite já está sendo tratada, preciso agora é mudar a minha postura com relação a vida, as coisas e as pessoas. Esse tratamento já foi iniciado começa em mim e termina em mim, não tem data, tão pouco número de sessões definidas, talvez leve a vida inteira, e olha que vou viver cem anos. Mas, o importante é começar a mudar! Se curar, melhorar enquanto pessoa é sempre bom, então devemos ter coragem e começar a criar defesas e anti-corpos para não ficar doente de coraçãozite, almite, chatice, pieguiçe, e tantas outras "ites" que atacam a nossa personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário