sábado, 28 de março de 2009

Forró Só Com Trio

Hoje passei o dia ouvindo forró. Eu amo ouvi e dançar forró! Depois que termina o carnaval é tempo de dançar forró até São Pedro, ou seja, até final de junho e início de julho porque em algumas cidades o São Pedro é comemorado durante os primeiros dias de julho. Não tem como eu não gostar de forró, pois, eu cresci dançando forró não esqueço dos meus vestidos coloridos de chita com laços de fita na cintura, do rosto maquiado com batom vermelho e sardas nas bochechas...
Jamais esqueçerei das quadrilhas que participávamos na Santa Mônica, ensaiadas sob a orientação da professora Alvanira, dos casamentos na roça ou casamentos matutos, dos barracões de palha construídos com a ajuda de todos e todas. Tempo maravilhoso o tempo da minha infância embalado ao som de muita música e dança. Sem dúvida o mês de junho é um mês delicioso para os nordestinos, é a época das colheitas, da fartura: milho, amendoim, canjica, pamonha, quentão...E aquele friozinho gostoso... Pura delícia!
Mas, não tem jeito forró só com trio...O forró bom e autêntico é aquele que é formado pelo trio, trio de músicos e trio de instrumentos é óbvio. Forró bom mesmo só precisa da sanfona ou acordeon, do triângulo e da zabumba, e nada mais... Portanto quem gosta de forró já sabe e quem não conheçe o forró fique sabendo bom mesmo é com o TRIO, seja qualquer trio, pode ser Trio Nordestino, Trio Candiêiro, do Rio de janeiro, Trio Potiguar, Trio Balançê, de Minas Gerais...
Tem outros forrós bons, na Bahia temos o Estakazero, o Forró Tio Barnabé, o Cangaia de Jegue, Mandaxote... Em São Paulo tem o forró universitário Bicho de Pé, Os Raízes do Forró, no Espiríto Santo, tem Falamansa, Dominguinhos, e tantos outros forrós Pé de Serra e Universitário. Mas prefiro os trios, só a sanfona, o triãngulo e a zabumba...
Jamais esqueçerei o senhor Carolino, um sanfoneiro que morava no povoado da Barriguda, próximo a Várzea Nova, já dançei muito ao som da sanfona dele, quando eu era criança. Jamais esqueçerei também o Guilherme, um Geógrafo de Santo Antônio de Jesus, nos congressos da universidade ele sempre levava um instrumento musical, lembro-me do encontro em Paulo Afonso Gui e o triângulo, uma delícia! Também lembro-me de nós dois dançando forró lá em Valença, pura delícia...
Amo forró porque o forró sempre esteve presente na minha vida! No interior as festas juninas sempre foram as maiores e as mais importantes. Durante as férias escolares, os fogos de artíficio, cobrinhas, traques, bombinhas, rojões, as fogueiras, o romantismo e a irreverência nas músicas de forró... Meus Deus quanta coisa boa! Não dá para deixar de ralar a fivela, o bucho, ou arrastar a chinela!
Amo forró, gosto muito do Forró Pé de Serra e do Universitário, mas, prefiro o forró só com o trio, prefiro qualquer trio cantando e tocando forró. A sanfona, o triângulo e a zabumba harmonizam e conferem um estilo único cheio de romantismo e bom gosto ao forró. Não dá para não gostar de forró, impossível é não gostar das coisas do Nordeste, impossível é não gostar da tradição e da cultura nordestinas.
Viva o forró! Ainda bem que é tempo de forró, oh, tempo bom de forrotear e chamegar ao som da sanfona , do triãngulo e da zabumba. Não tem jeito, o melhor forró é o tradicional, o forró com o trio... Vixe vou me acabar no forró esse ano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário