quinta-feira, 26 de março de 2009

O Canto das Cigarras

Hoje no final da tarde quando retornava para casa passei pela Praça Abrantes, no Centro de Camaçari , há muito não passava por essa praça no final da tarde. Hoje ao passar fui surpreendida pelo canto intenso das cigarras, pareçe mais um sibilação, mas, o canto delas chamou a minha atenção e encheu-me de nostalgia. Faz-me retornar a minha infãncia, lá na Santa Mônica, povoado de Morro do Chapéu.
Na Santa Mônica, ou Mônica como é popularmente e carinhosamente chamada, quando eu, meus irmãos e minhas irmãs éramos crianças brincávamos em meio a vegetação nativa e nos divertiamos pegando as cigarras para ouvir o seu canto de perto, ou para fazê-las cantar bem perto de nós. Era um tempo maravilhoso, em que o início da noite era anunciado pelo canto cigarras, todos nós já sabíamos e aguardávamos o final da tarde para ouvirmos o canto das cigarras ...
Pensei que aqui bem perto de mim existem tantas cigarras e eu na minha correria diária nem sequer havia percebido, porque jamais me dei ao prazer ou a experiência de ir andando para casa pela Praça Abrantes. Hoje descobrir que é uma delícia no final da tarde sentar na praça para ouvir o canto das cigarras, que eu julgava não existir por aqui.
Fiquei feliz por saber que no centro de Camaçari ainda existem cigarras e árvores que as abrigam, e muito mais feliz por poder descobrir que quando eu quiser no final da tarde poderei ouvir o canto das cigarras e voltar a minha infãncia, ao menso no pensamento. Voltei para casa hoje com uma sensação de deleite, e com muita vontade de retornar várias tardes e ficar ouvindo a fio o canto das cigarras.
O canto das cigarras da Praça Abrantes me fez descobrir que também na vida existem muitas coisas que nos fazem felizes e essas coisas estão mais perto de nós do que imaginamos. Porém, não a vemos tão pouco as sentimos, simplesmente porque não nos permitimos fazer algo diferente, como caminhar por um novo caminho, por exemplo. Infelizmente muito de nós têm se deixado ofuscar pela rotina a tal ponto que não consegue mais enxergar ou perceber coisas e pessoas tão maravilhosas que estão a nossa volta.
O canto das cigarras hoje me levou a perceber que é preciso mudar, romper com a rotina e caminhar por uma via diferente, pois, o novo mesmo trazendo insegurança traz também muitas coisas boas para a nossa vida. É preciso, urgente mudar um pouco o rumo das coisas e experimentar coisas novas, porque só conheçe e experimenta coisas novas quem se permite renovar.
Vamos experimentar coisas novas!!!
Mary Kota, Camaçari, 26.03.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário