domingo, 8 de março de 2009

MULHERES ESPECIAIS

Hoje, Dia Internacional da Mulher desejo a todas as mulheres do universo muito sucesso e felicidade. Eu ficaria horas e horas citando e homenageando mulheres extraordinárias, a exemplo de Camille Claudel, Frida Kalo, Irmã Dulce, Zilda Arns, Madre Teresa de Calcutá, Marta Suplicy, Maiana Zarts, Maria, mãe de Jesus, Cleópatra, Dalila, Judite, Anne Frank, Rosa Luxemburgo, Olga Benário, Olga Coleonni, Marisa Monte, Clarice Lispector, Cecília Meirelles, Luiza Mahin, Mãe Menininha do Cantuáh, Mãe Olga, Maria Quitéria, Chiquinha Gonzaga ... A lista é imensa, são inúmeras mulheres, ou melhor, são todas as mulheres!

Todas as mulheres são extraordinárias porque vivem, desafiam e vençem diariamente o machismo e o patriarcalismo que ainda persistem nas sociedades. Ser mulher é um grande desafio recheado de contradições: se somos tímidas somos tachadas de santas e bobas, se somos extrovertidas nos tacham de assanhadas ou putas. A verdade é que toda mulher tem, se ainda não é, que ser SANTA e PUTA!

Em alguns momentos temos que ser santas, mas, em outros temos é que sermos putas mesmo. Sempre vivemos entre essa contradição: Ser MARIA ou ser EVA, ou se é boa ou se é má. Impossível, pois, nenhuma pessoa é 100% boa ou 100% má... Então mulheres, sejamos quem quisermos ser, NÃO DEVEMOS FICAR PRESAS E ESSES ESTEREÓTIPOS!
Gostaria de em nome de todas as mulheres homenagear 4 mulheres especias para a minha vida, QUATRO MÃES, especiais porque me compreendem, me amam, me corrigem com carinho e paciência e acreditam em mim:
MINHA AVÓ LIOBINA- morreu em 1987, aos 76 anos. Vó ou Dindinha Liobina, minha, vó e mãe, mulher analfabeta, mas cheia de ensinamentos, uma professora na arte dos relacionamentos interpessoasis e no respeito ao jeito de ser dos outros. O que mais me marcou da minha avó, foi quando eu passei a máquina 1 no cabelo, aos 14 anos, antes mesmo que Ronaldo, o fenômeno, quando todos mes censuravam, minha avó me compreendeu e me acolheu, só disse: Ficou um pouco curto! TE AMO VÓ, sempre converso contigo porque sei que o teu espírito me acompanha.
MINHA MÃE NAIR- morreu em 1990, foi o fato mais marcante da minha vida, eu tinha 11 anos. Foi super díficil viver sem a presença física dela, já chorei muito... Sei que ela me orienta e reza por mim... Quando estou em apuros peço a intercessão dela e da minha avó. Sou super parecida com ela, a teimosia, a agitação, o hábito de se meter em tudo, a religiosidade, e até os conflitos. TE AMO MUUUUUITO MÃE
MINHA IRMÃ IOLANDA / LIA -Um presente perfeito, meu melhor presente, eu nasci no dia do aniversário de 10 anos dela, ela não tem como se livrar de mim... Somos super parecidas. Ela me suporta todos os dias. é uma delícia morar com ela, só com ela... TE AMO IRMÃ.
MINHA AMIGA VALÉRIA - Um presente de trabalho, a primeira amizade que fiz na minha vida profissional, em 1998, na CIRETRAN, na cidade de JACOBINA, são mais de 10 anos de amizade pura e sincera. LELA ou VAL, como a chamo, é mais que uma amiga é uma mãe, o que ela me diz, eu ouço, as vezes me chateio, mas, reflito com carinho. TE AMO AMIGA!
Feliz dia da Mulher!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário